Atendimento: (31) 3273-0607

    Redes Sociais

Posso tomar mais de uma vacina no mesmo dia? Saiba o que fazer

Uma dúvida comum de milhares de pessoas sobre vacinas é a que está no título desse post: Há algum problema em tomar mais de uma vacina em um dia só? A resposta é não, porém, é preciso avaliar alguns fatores.

 

Na verdade, não há riscos para a saúde e receber mais de uma imunização é algo comum, previsto inclusive no calendário vacinal brasileiro. São as chamadas Vacinas Conjugadas, quando há mais de um microrganismo na mesma aplicação. Isso ocorre tanto nas gotinhas (lembrou da boa época de criança?) quanto na aplicação com seringas e agulha.

 

Entretanto, ser vacinado duas vezes no mesmo dia é algo que deve ser programado. De acordo com especialistas, as vacinas que contam com microrganismos completos atenuados, como as do sarampo, rubéola e febre amarela, devem ter o intervalo mínimo de 30 dias. Por outro lado, não há impedimentos em tomar vacinas compostas por microrganismos, a exemplo das virais inativadas da gripe, e receber no mesmo dia dose de outra imunização, como as feitas de microrganismos atenuados.

 

Ao contrário do que se espalha nas fake news ou acaba cristalizado no senso comum, o sistema imunológico não fica sobrecarregado nesse contexto. Quando recebe duas vacinas no mesmo dia, o organismo produz anticorpos normalmente, como se as imunizações tivessem sido aplicadas em datas diferentes.

 

O que não é recomendado é que a vacina seja aplicada no mesmo local do corpo. Por exemplo: se uma imunização foi administrada no braço direito, a outra dose deve ser aplicada no braço esquerdo.

 

A recomendação da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) é procurar o médico caso haja alguma indisposição do organismo. Em resumo, tomar duas vacinas no mesmo dia não faz mal, depende apenas de como isso será feito e quais são as imunizações em questão.

 

Nenhum comentário.

Deixe o seu comentário!