Atendimento: (31) 3273-0607

    Redes Sociais

Doenças pneumocócicas: conheça melhor as vacinas

É muito comum que pessoas abaixo dos cinco anos e acima dos sessenta anos de idade sejam acometidas pelas doenças pneumocócicas que são também uma das principais causas de mortalidade na população.

Além desse primeiro grupo, outros que são facilmente atingidos são: tabagistas, cardiopatas, diabéticos, pessoas que sofrem com doenças pulmonar crônicas, câncer de órgão sólido ou hematológico, portadores de HIV, imunodeprimidos ou que passaram por algum implante coclear.

As doenças mais comuns causados pelo pneumococo são meningite, pneumonia, sinusite, bacteriana (essa acomete entre 20% a 30% dos pacientes com pneumonia), OMA e as infecções pneumocócicas invasivas.

Mas como é feita a prevenção contra as doenças pneumocócicas?

Assim como a gripe, para se prevenir contra as doenças pneumocócicas é necessário ter alguns cuidados como: ingerir muito líquido; manter os ambientes arejados, iluminados e bem ventilados; evitar grandes aglomerações de pessoas; manter uma rotina de higienização das mãos, narizes e do ambiente. Mas também existem vacinas que auxiliam na prevenção das doenças pneumocócicas.

Atualmente é possível encontrar as seguintes vacinas contra as doenças neumocócicas: VPC 10, VPC 13 e VPP23. A Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) recomendam que ocorra a vacinação rotineira de maiores de 60 anos com a VPC 13, seguida da VPP 23 entre 6 e 12 meses depois.

As vacinas VPC10 e VPC13 são conjugadas e contém os antígenos 10 sorotipos de pneumococos. Essa conjugação dos polissacarídeos capsulares do pneumococo a uma proteína transportadora resulta em antígenos capazes de induzir resposta imunológica, eliminando o estado de portadores e gerar respostas impulsionadoras no paciente.

Já a vacina pneumocócica polissacárida VPP23 é composta por partículas purificadoras das cápsulas de 23 tipos de Streptococos pneumoniae (pneumococo), cloreto de sódio, água para injeção e feno.

É importante ressaltar que crianças prematuras devem ser vacinadas de acordo com a idade cronológica, iniciando-se aos 2 meses de idade.

Se você deseja se prevenir contra as doenças pneumocócicas, venha à Imune. Temos as vacinas disponíveis em nossas unidades.

Nenhum comentário.

Deixe o seu comentário!