Atendimento: (31) 3273-0607

    Redes Sociais

Doenças respiratórias: como se prevenir

O inverno está chegando e com as baixas temperaturas sempre aparecem as doenças respiratórias como a gripe e a pneumonia. Essas doenças são graves e podem até mesmo levar a pessoa à morte, mas com os cuidados certos elas podem ser evitadas. E nós vamos dar algumas dicas de cuidados para você.

Conforme dados apresentados pelo Datasus durante o período de maio a agosto ocorre um grande aumento dos casos de doenças respiratórias, sendo que os mais afetados são crianças com a idade entre zero e 4 anos e os idosos.

Sabe-se que essas doenças podem interferir de maneira negativa na qualidade de vida do paciente, pois é por meio da respiração que somos capazes de gerar mais energia a todo o organismo e eliminar as toxinas.

Locais fechados sem qualquer tipo de ventilação e com uma grande concentração de pessoas é um dos principais motivos de contágio, já que vários vírus estão em circulação no local. E com isso, os vírus da gripe, pneumonia além das rinites e asmas começam a afetar a população.

Mas como se prevenir?

  1. Lave bem as mãos

Normalmente as infecções acontecem pelo o ar, mas as mãos podem ser grandes fontes de contaminação quando não estão bem limpas já que a pessoa pode tocar em superfícies que contenham microorganismos e posteriormente tocar a boca, nariz ou olhos.

Portanto, sempre mantenha as mãos bem lavadas e se possível utilize álcool gel para a higienização. Principalmente ao tocar em maçanetas, segurar em ônibus ou pegar documentos.

  1. Evite grandes multidões e locais fechados

Estar em locais fechados, com pouca circulação de ar e muitas pessoas, torna mais fácil a contaminação por doenças respiratórias, pois estes locais são propícios à proliferação de microorganismos.

Se não for possível evitar estes locais, mantenha o ambiente sempre muito bem arejado, iluminado e ventilado.

  1. Hidrate-se e alimente-se bem

Ter atenção com a alimentação e a hidratação auxilia a fortalecer o organismo, evitando quedas da imunidade que podem facilitar uma infecção. Por isso, ingira sempre 2 litros de água por dia e mantenha uma dieta rica em vegetais.

  1. Vacine-se contra a gripe e a pneumonia

A vacinação é sempre uma excelente forma de prevenção, por isso, você pode se vacinar contra a gripe e a pneumonia.

A vacina contra a gripe é recomendada para todas as idades a partir de 6 meses de vida, principalmente para aqueles que são portadores de doenças crônicas.

Atualmente é possível encontrar dois tipos de vacina contra a gripe. As vacinas influenza trivalentes que contém as cepas do vírus H1N1 e influenza B. Já as vacinas quadrivalentes têm em sua composição três tipos de cepas da vacina tri e um vírus similar ao vírus B/Brisbane/60/2008.

Já a vacina contra a pneumonia ajuda a prevenir a bactéria pneumococo causadora da pneumonia. Ela é indicada para todas as idades, principalmente para crianças menores de 2 anos, imunodeprimidos, idosos e gestantes.

Reserve agora mesmo a sua vacina contra a gripe entrando em contato conosco através dos nossos meios de comunicação e vacine-se contra a pneumonia em uma de nossas unidades.

Nenhum comentário.

Deixe o seu comentário!