Atendimento: (31) 3273-0607

    Redes Sociais

Gripe: sintomas, transmissão e como se prevenir

A gripe é uma doença infecciosa viral geralmente transmitida através da tosse ou de espirros. Muitos confundem gripe e resfriado, no entanto, as duas doenças são distintas, pois são causadas por vírus diferentes. A gripe pode ser transmitida em qualquer época do ano, entretanto, sua ocorrência maior é durante o inverno.

Muitas vezes a a doença é confundida com um resfriado, não recebendo a atenção e os cuidados pertinentes, por isso, vamos primeiro esclarecer qual a diferença entre as duas enfermidades. Tanto o resfriado quanto a gripe são doenças infecciosas, no entanto, o primeiro é transmitido pelo rinovírus e o segundo pelo vírus Influenza. O resfriado pode apresentar alguns sintomas parecidos com a gripe, no entanto, ele é mais brando.

Existem três tipos de Influenza: A, B e C. O tipo A é dividido em outros subtipos e é também o mais perigoso, pois nele se encontra o H1N1, responsável por transmitir a gripe suína.

O corpo quando infectado com a gripe demora alguns dias para apresentar os sintomas sendo eles: febre alta, dores no corpo, dor de cabeça, cansaço, dor de garganta e tosse. Em algumas pessoas é normal a perda do apetite e a presença de náuseas. Como ela afeta todo o sistema respiratório, pode ocorrer o agravamento surgindo assim a falta de ar e em raros casos agravar-se para uma pneumonia viral.

Ela dura em média de 7 a 10 dias, sendo que nas primeiras 72 horas a pessoa já pode apresentar febre, e os outros sintomas vão se manifestando posteriormente.

A transmissão da doença como dito anteriormente pode ser através da tosse ou espirro da pessoa infectada, assim, outra pessoa inala as partículas, ou seja, é uma doença transmitida pelo ar. Ela é mais comum no inverno porque neste período as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados e com pouca ventilação, isso facilita a propagação do vírus.

No tratamento da doença os médicos recomendam o uso de medicamentos que inibem os sintomas, pois a gripe vai embora após completar o seu ciclo. Neste tratamento são recomendados o uso de analgésicos e antitérmicos, além de ser recomendada a ingestão de líquidos para manter o corpo hidratado.

Prevenção contra a gripe

Para se prevenir contra a gripe ou evitar a transmissão da doença é importante lavar as mãos com água e sabão regularmente; manter mesas, teclados, maçanetas sempre limpas; colocar os tecidos utilizados em um recipiente rapidamente e ao tossir cobrir a boca e o nariz.

Outra forma de se prevenir contra a doença é através da vacinação que ao contrário do que muitos acreditam, não é capaz de fazer a pessoa ficar doente já que ela não contém o vírus ativo necessário para isso. Procure o seu médico e consulte sobre as formas de prevenção.

 

Leia também: “6 VACINAS INDICADAS PARA ADULTOS

1 Comentário

Deixe o seu comentário!