Atendimento: (31) 3273-0607

    Redes Sociais

Descubra as principais vacinas para gestantes

Durante a gestação a mulher deve tomar diversos cuidados com a saúde física e emocional, pois estas afetam diretamente no desenvolvimento do bebê. Realizar o pré-natal é fundamental, pois através dele o médico consegue ter maior controle de como está a saúde da mãe e da criança e passar as orientações necessárias para as gestantes, a fim de que tudo ocorra bem. Na gravidez também é importante que a mulher fique atenta as vacinações que deve tomar para conceder anticorpos via placenta.

O recomendado é que o calendário vacinal seja atualizado antes da gravidez, mas caso isso não corra, o médico deve avaliar os exames e histórico de saúde para definir quais as vacinas devem ser administradas durante o período de gestação.

 

Essas são as três principais vacinas que gestantes deve tomar:

 

Tríplice Bacteriana (dTpa- Difeteria, Tétano e Coqueluche)

A Tríplice Bacteriana concede imunização contra a difteria, coqueluche e protege o bebê contra o tétano neonatal.

A difteria é uma doença transmissível aguda, infecciosa, causada por uma bactéria tóxica que se aloja nas amígdalas, faringe, laringe, nariz e, em alguns casos, em outras mucosas e pele. Ela é transmitida através do contato direto da pessoa doente.

A Coqueluche, é uma doença infecciosa aguda que compromete o aparelho respiratório, e é transmitida através do contato direto com secreções eliminadas por tosse, espirro ou através da fala. Essa doença vem afetando muitas crianças com menos de 1 ano de idade e pode causar morte.

Já o tétano neonatal é uma doença infecciosa causada por bactérias encontradas na natureza que produz uma toxina que causa diversos sintomas neuromusculares. Quando afeta o recém-nascido, eles apresentam inicialmente dificuldades para mamar e choro excessivo. A infecção que pode ocorrer através da utilização de instrumentos inadequados e contaminados ao cortar o cordão umbilical.

Hepatite B

A Hepatite B é uma doença viral que pode variar em quadros clínicos apresentando ou não sintomas. Durante a gravidez é muito comum ocorrer a infecção, por isso, é importante que a mãe se vacina para evitar contrair a doença e não transmitir para o feto ou ao recém-nascido. Quando uma criança é infectada com a doença, ela pode apresentar cirrose hepática e câncer hepático na fase adulta.

Influenza (Gripe)

Além da vacina proteger a mãe contra o vírus da gripe, ela também protege contra outra complicações como a bronquite e pneumonias, fazendo com que essa seja uma das principais vacinas que a mulher deva tomar durante a gravidez. Além disso, as gripes do tipo A são mais graves durante a gestação, pois o sistema imunológico da mulher fica mais fraco para não agredir os antígenos – partículas capazes de deflagrar reações imune – próprios do feto. Lembrando que a gripe é uma doença séria e pode levar a morte.

Ressaltamos que é sempre de extrema importância consultar e seguir as orientações médicas antes de tomar qualquer vacina. Lembramos ainda que além das gestantes é importante imunizar pelo menos 15 dias antes crianças, adolescentes e adultos que terão contato direto com o bebê.

Leia também: “6 VACINAS INDICADAS PARA ADULTOS

2 Comentários

Deixe o seu comentário!