Atendimento: (31) 3273-0607

    Redes Sociais

Descubra três doenças que estão reaparecendo

As autoridades estão preocupadas com o retorno de três doenças que estavam praticamente erradicadas: sarampo, caxumba e coqueluche. Acredita-se que o reaparecimento delas ocorreu por dois motivos, o primeiro pela falta de informação da população, pois muitos não sabem que essas vacinas exigem uma dose de reforço. O segundo motivo é um movimento contra a vacinação que tem sido vinculado principalmente na internet.

Coqueluche

A coqueluche é uma doença infecciosa aguda que compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por uma tosse seca. Em 2017 foram registrados 983 casos de coqueluche e 19 mortes. A doença passa por uma evolução em três fases sucessivas:

Primeira fase da coqueluche: Essa é a fase catarral com duração de uma ou duas semanas. Nessa fase os pacientes apresentam infecções respiratórias leves, febre, mal-estar geral, coriza e tosse seca, progredindo para surtos intensos de tosse.

Segunda fase da coqueluche: Na fase paroxística ocorre o aumento da intensidade e da gravidade da tosse, podendo ser acompanhada por vômitos, com pouca ou nenhuma febre.

Terceira fase da coqueluche: Fase convalescente. Nessa fase os sintomas diminuem gradualmente. Em crianças menores de um ano pode ocorrer graves complicações respiratórias, neurológicas e hemorrágicas.

A coqueluche é transmitida de pessoa para pessoa através do contato direto com secreções eliminadas na tosse, espirro ou ao falar de um individuo contaminado.

Sarampo

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa que tem como característica o aparecimento de manchas vermelhas em todo o rosto. Os sintomas ocorridos nos portadores da doença são: febre, tosse, corrimento no nariz, conjuntivite, fotofobia e prostração. A doença pode apresentar complicações como: infecções respiratórias, encefalites, pneumonias, otites médias, diarreia e laringite. O sarampo é transmitido diretamente de pessoa para pessoa, através das secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

Caxumba

Por fim, a caxumba é uma infecção aguda causada por um vírus e pode levar ao aumento das glândulas e febre. A infecção também pode causar encefalite, pancreatite, meningite e orquite. Ela pode ser transmitida pelo ar, pela saliva ou urina de pessoas infectadas.

A melhor forma de prevenir contra essas doenças é através da vacinação, por isso, se você ainda não se vacinou, ou tomou a dose de reforço, coloque o seu cartão em dia.

Leia também: “6 VACINAS INDICADAS PARA ADULTOS

1 Comentário

Deixe o seu comentário!