Atendimento: (31) 3273-0607

    Redes Sociais

Vacine-se contra a poliomielite

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda que é transmitida principalmente pelo contato direto de pessoa a pessoa, pelas vias fecal-oral ou oral-oral. E a sua principal causa é a falta de saneamento básico e de medidas adequadas de higiene. Mas essa doença pode ser prevenida através da vacinação e desenvolvemos este post para a sua orientação quanto a doença.

Existem dois tipos de vacina para a poliomielite, sendo elas: a vacina oral poliomielite e a vacina inativada poliomielite. A vacina oral poliomielite é uma vacina atenuada bivalente, ou seja, composta pelos vírus da pólio tipos 1 e 3, vivos, mas atenuado.
Ela contém cloreto de magnésio, estreptomicina, eritromicina, polissorbato 80, l-arginina e água destilada.

A vacina inativada poliomielite por ser inativada não tem como causar a doença. É uma vacina trivalente e injetável, composta por partículas dos vírus da pólio tipos 1,2 e 3. Ela contém também 2- fenoxietanol, polissorbato 80, formaldeído, meio hanks 199, ácido clorídrico ou hidróxido de sódio.
Ela pode conter traços de neomicina, estreptomicina e polimixina B, utilizados durante a produção.

A poliomielite é uma doença erradicada, mas isso não significa que não exista necessidade em se vacinar. No Brasil, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a vacina aplicada seja a inativada sempre que possível, pois aqui existe um baixo risco do desenvolvimento da doença.
Essa é uma vacina indicada para todas as crianças menores de 5 anos e para viajantes adolescentes e adultos que estão indo para o Paquistão ou Afeganistão, pois nestes países, a doença ainda existe.

Recomenda-se que em casos de febre não seja aplicada nenhuma das duas vacinas, fazendo a aplicação após a melhora do paciente. Além disso, é recomendado que lactantes suspendam a amamentação por uma hora antes e após a administração da vacina.  Em casos de bebês, se ele golfar ou vomitar, é necessário repetir a dose.

Se você ainda não se vacinou contra a poliomielite entre em contato com o seu médico para receber as orientações necessárias e venha à Imune para se vacinar. Proteja a você e a sua família.

Nenhum comentário.

Deixe o seu comentário!