Atendimento: (31) 3273-0607

    Redes Sociais

Infecção Meningocócica

A vacina conjugada contra infecção meningocócica protege contra a meningite, causada pela bactéria meningococo, a qual é doença grave, repentina e de rápida progressão, podendo levar ao óbito em um intervalo de 24 a 48 horas. No Brasil, onde circulam os sorogrupos C, B, W-135 e Y, esta doença ocorre de forma endêmica e em surtos epidêmicos.

Nesta última década, houve um crescente aumento de casos causados pelo sorogrupo C e uma grande redução de casos pelo sorogrupo B; neste período, observou-se ainda um aumento dos casos pelos sorogrupos W-135 e Y.

Atualmente o sorogrupo C é o mais prevalente sendo responsável pela maioria dos casos no Brasil.

Esquema: A vacina conjugada contra os meningococo dos sorogrupo C deve ser administrada em esquema de duas doses no primeiro ano de vida com intervalo de dois meses entre as doses; recomenda-se uma dose de reforço a partir dos 12 meses de idade. Dose adicional da vacina meningocócica C conjugada deve ser considerada cinco anos após a primovacinação, especialmente para crianças vacinadas no primeiro ano de vida.

A vacina conjugada contra os meningococos dos sorogrupos A, C, Y e W135 foi licenciada no Brasil para uso nos adolescentes e adultos a partir de 11 anos de idade. Esta vacina deve ser considerada para a imunização do adolescente a partir dos 11 anos, mesmo para aqueles vacinados com a vacina conjugada contra o meningococo C na infância ou a mais de 5 anos.

Indicação: Proteção contra a meningite meningocócica.

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados...