Atendimento: (31) 3273-0607

    Redes Sociais

Infecção Pneumocócica

A vacina conjugada 13 valente contra infecção pelo pneumococo protege contra infecções por esta bactéria a qual é uma das principais causas de doenças graves entre crianças; ela é responsável pela maior parte dos casos graves de meningite, pneumonia, infecções da corrente sanguínea, sinusite e otite média nas crianças em todo o mundo. O risco de doença pneumocócica invasiva é maior nas crianças com menos de um ano de idade; portanto o esquema de vacinação deve ser iniciado o mais precocemente possível.

As vacinas conjugadas contra infecção pneumocócica representam importante avanço na prevenção destas infecções em crianças. A vacina pneumocócica conjugada 13-valente inclui os 13 sorotipos mais prevalentes nas doenças pneumocócicas como meningite, pneumonia, e otite média aguda.

Esquema: As três primeiras doses da vacina conjugada 13 valente devem ser administradas no primeiro ano de vida aos 2, 4 e 6 meses, e uma quarta dose de reforço entre 12 e 15 meses de idade.

Indicação: Proteção contra a doença pneumocócica.

Importante: As crianças saudáveis até os cinco anos e as crianças com risco elevado de doença pneumocócica invasiva até os seis anos de idade, que fizeram as quatro primeiras doses da vacina conjugada 7 ou 10 valente, devem receber uma dose adicional da vacina 13 valente respeitando intervalo mínimo de dois meses após a última dose.

Crianças e adolescentes com risco elevado para doença pneumocócica invasiva, previamente não vacinados, podem receber a vacina pneumocócica conjugada 13-valente até os 18 anos; nesses casos, também devem receber a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente com intervalo mínimo de dois meses entre elas.

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados...