Atendimento: (31) 3273-0607

    Redes Sociais

Hepatite A – Vacina contra a Hepatite A

A hepatite A pode acometer as diversas faixas etárias. Nas crianças, a infecção tende a ser leve ou assintomática; a hepatite fulminante é a complicação mais temida desta infecção.

A gravidade do quadro clínico é maior quanto maior for a idade da pessoa. A hepatite A é adquirida principalmente pela via oro-fecal através do contato pessoa a pessoa ou pela ingestão de alimentos ou água contaminados.

A vacina contra hepatite A está indicada a partir dos 12 meses de idade. O esquema de vacinação é composto por duas doses: a primeira dose na data escolhida e a segunda dose seis meses após a primeira dose. A vacina é segura e altamente eficaz.

A hepatite A é adquirida principalmente pela via oro-fecal através do contato pessoa a pessoa ou pela ingestão de alimentos ou água contaminados. A hepatite A pode acometer as diversas faixas etárias. A gravidade do quadro clínico aumenta de acordo com a idade da pessoa; no adulto, a hepatite A é comumente acompanhada de sintomas. Embora a infecção pelo vírus da hepatite A não resulte em hepatite crônica, ela é uma causa importante de morbidade e raramente de óbito.

A hepatite fulminante é a complicação mais temida desta infecção.

A vacina contra a hepatite A proporcionou uma forma segura e eficaz de controle desta doença. A vacina também está recomendada para a imunização de crianças, adolescentes e adultos.

O esquema de vacinação é composto por duas doses com um intervalo de seis meses entre as mesmas. A eficácia da vacina é de aproximadamente 100%.

Embora não tenha sido bem estabelecido a duração da imunidade induzida pela vacinação, atualmente estima-se que esta deve se estender por pelo menos 20 anos.

Devem vacinar contra a hepatite A:

• todos os adultos que desejem se proteger contra a hepatite A;

  • todos os adultos com risco de infecção pelo vírus da hepatite A (viajantes para áreas endêmicas; homossexuais; usuários de drogas venosas; portadores de doença hepática crônica; entre outros).

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados...