Atendimento: (31) 3273-0607

    Redes Sociais

Meningo A, C, Y, W135 – Vacina quadrivalente contra meningite meningocócica dos sorogrupos A, C, Y, W135

A vacina conjugada quadrivalente protege contra a meningite meningocócica causada pelos sorogrupos A, C, Y e W; ela foi aprovada nos EUA desde 2010 e, recentemente, foi licenciada no Brasil para uso nas crianças acima de 2 anos de idade, nos adolescentes e nos adultos. Esta vacina apresenta, portanto, proteção adicional para os sorogrupos A, Y e W além de conferir proteção para o sorogrupo C.

Atualmente a imunização primária contra a meningite meningocócica nas crianças com menos de dois anos de idade é realizada utilizando-se duas doses da vacina conjugada monovalente contra o sorogrupo C no primeiro ano de vida e a dose de reforço no segundo ano de vida, entre 12 e 15 meses.

Em virtude da rápida perda de proteção associada a vacinação contra a meningite meningocócica nos dois primeiros anos de vida, recomenda-se outro reforço a partir de 5-6 anos de idade (ou cinco anos após a ultima dose), preferencialmente com a vacina meningocócica conjugada quadrivalente.

A vacina quadrivalente conjugada contra a meningite meningocócica pelos sorogrupos A, C, Y e W está recomendada para os adolescentes com 11-12 anos de idade com uma dose de reforço aos 16 anos.

Os adolescentes com 13-15 anos de idade devem receber a vacina quadrivalente conjugada contra a meningite meningocócica pelos sorogrupos A, C, Y e W com uma dose de reforço entre 16 e 18 anos.

Os adultos e os adolescentes que realizarem esta vacina pela primeira vez aos 16 anos de idade ou mais não necessitam de reforço.

Em situações de risco elevado para doença meningocócica, a necessidade de reforços adicionais poderá estar indicada.

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados...