Atendimento: (31) 3273-0607

    Redes Sociais

Rotavírus

O rotavírus é a principal causa de gastroenterite (diarréia) grave nas crianças sendo responsável por 600.000 óbitos a cada ano no mundo; a maior parte ocorrendo nos países em desenvolvimento como o Brasil.

A principal forma de transmissão se dá pela via fecal-oral, na maior parte das vezes através da ingestão de água, comidas e contato com superfícies contaminadas.

No Brasil são utilizadas duas vacinas contra rotavírus:

• A vacina oral de rotavírus, pentavalente, é administrada no esquema de três doses. A 1º dose desta vacina deve ser administrada por via oral aos 2 meses, a 2ª dose aos 4 meses e a 3ª dose da vacina aos 6 meses de idade.

• A vacina oral de rotavírus, monovalente, é administrada no esquema de duas doses; a 1ª dose desta vacina deve ser administrada por via oral aos 2 meses e a 2ª dose aos 4 meses de idade.

As três primeiras doses da vacina contra a paralisia infantil devem ser aplicadas no 2º, 4º e no 6º mês de vida; uma quarta dose deve ser aplicada entre 15-18 meses e a quinta dose entre 4-6 anos de vida. Protege contra a poliomielite.

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados...